terça-feira, 13 de dezembro de 2016

conto

História da ESE

A Escola Superior de Educação (ESE) integrou a Escola do Magistério Primário do Porto (ex-Escola Normal do Porto), onde iniciou os primeiros cursos de formação de professores/as em 1983. 

A ESE foi criada pelo arquiteto Tasso de Sousa em 26 de dezembro de 1979 entrando em funcionamento em 22 de novembro de 1980. A ESE fica situada na Rua Dr. Roberto Frias, 602 junto ao Hospital de S. João, no novo Polo Universitário da Áspera.
Durante o ano letivo de 1985/86 a ESE formulou os planos de estudos dos cursos de formação inicial de educadores/as de infância e de professores/as do 1º e 2ºciclos do ensino básico, que tiveram início no ano letivo de 1986/87. Integrada desde 1985 no Instituto Politécnico do Porto, a ESE funcionou, desde a sua criação até março de 1998, em regime de instalação, tendo como órgãos de gestão a Comissão Instaladora, o Conselho Científico e o Conselho Pedagógico.

Atualmente a ESE integra as seguintes Estruturas: 
Órgãos de gestão;
Unidades;
Serviços.

São Órgãos de Gestão: 
O Presidente da ESE;
O Conselho Técnico–Científico;
O Conselho Pedagógico.

São Unidades: 
As Unidades Técnico-científicas;
As Comissões de Ciclos de Estudos e as Comissões de outros Cursos;
As Unidades de Investigação, Extensão e Prestação de serviços técnico-científicos.

São Serviços: 
Os Serviços de Apoio Pedagógico e Técnico-Científico;
Os Serviços Técnico-Administrativos e de Apoio Logístico;
Outras Estruturas aprovadas pelo Presidente.



Na ESE estão em funcionamento 8 cursos do 1º Ciclo de Estudos (Licenciatura) e 14 cursos de 2º Ciclo de Estudos (Mestrado) com 1784 estudantes. Alargou a sua oferta formativa a outros/as profissionais, designadamente no âmbito da Educação Social, Gestão do Património Artístico e Cultural e Tradução e Interpretação da Língua Gestual Portuguesa e os CtesP (Curso Técnico Superior Profissional).

A Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto (ESE/IPP) iniciou a sua oferta formativa em 1985, com Bacharelatos e Licenciaturas de Educadores e Professores do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico, tendo também realizado Cursos de Complemento de Formação para Educadores e Professores. 


Sem comentários:

Enviar um comentário